sexta-feira, 25 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA NOSSA IPB

N O T Í C I AS
Primeira IP de Rio Novo completa 100 anos
Por Leandro Stauffer
Divulgação
IP de Rio Novo
21.09.2009 18:22
A Primeira Igreja Presbiteriana de Rio Novo do Sul (ES) comemora, no dia 11 de novembro de 2009, 100 anos de vida.
Para celebrar a data, serão realizados cultos de ações de graças. Confira a programação:
11 de outubro, às 19 hs. Culto com a participação do rev. Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira IP de Vitória (ES) e mensageiro da noite. Presença do Conjunto Esperança, também da cidade de Vitória.
8 de novembro, às 19 hs: Culto com a participação do rev. Roberto Brasileiro Silva, Presidente do Supremo Concílio da IPB e mensageiro da noite. Presença do Conjunto Esperança, do Rio de Janeiro (RJ).
Histórico
Há traços dessa igreja desde o ano de 1858, quando seu primeiro pastor, rev. João Bernardo Pflueger, visitou a então colônia suíça, proveniente do Cantão Germânico, existente em Rio Novo do Sul (ES).
Os colonos suíços eram presbiterianos, mas faltando pastor, os luteranos vieram assisti-los, e assim aqueles se tornaram luteranos. De 20 de janeiro de 1858 até 1863, o rev. João Bernardo pastoreou os irmãos, quando a igreja se reunia em uma casa coberta com palha e tinha as paredes de ripa de palmito.
Em 1860, a Colônia de Rio Novo recebeu a visita do imperador Dom Pedro II. Este deu à igreja um cálice de prata. Segundo contam os mais antigos, este cálice, e também o livro de atas que registra a história da igreja até 1909, foram levados pelo rev. Jader Gomes Coelho, quando este pastoreou a igreja, sob alegação de envio ao museu presbiteriano. A verdade é que nunca mais se soube entre os irmãos da igreja sobre o paradeiro dessas peças.
De 1864 até 1870 os pastores rev. Otto Fige e rev. Jorge Ertz assistiram a igreja, e de 1881 até 1905, mais alguns pastores luteranos passaram por Rio Novo: Augusto Pagerhopf, Emílio Bloebaum, Max Urban, M. Hoetinger, Manteufel, E. Neudörffer. O último pastor luterano foi o rev. Hugo Hedrich, que atuou entre 1906 a 1909.





No mês de agosto de 1909, o rev. Hugo escreveu uma carta ao rev. Álvaro Reis, do Rio de Janeiro (RJ), e que por este foi repassada ao rev. Samuel Barbosa, de Campos (RJ). Foi relatada a situação de Rio Novo do Sul e das família suíças, de religião evangélica, onde a palavra de Deus já há alguns anos era pregada: “Passa para ali e ajuda-nos. Isto vos digo como vos diriam os evangélicos de Rio Novo”, escreveu o rev. Hugo, que também repassou os detalhes de como chegar à vila de Rio Novo.





No dia 11 de novembro de 1909, reúne-se uma assembléia, presidida pelo rev. Samuel Barbosa, quando então foi discutida a proposta, aceita por unanimidade, de que a partir desta data, a igreja se manteria pelos moldes da Igreja Presbiteriana do Brasil. Os assinantes constantes na ata de organização foram 48 membros comungantes e 55 membros menores, e o trabalho passou a ser conhecido como Igreja Cristã Presbiteriana de Rio Novo.





O rev. Samuel Barbosa foi o primeiro pastor presbiteriano a assistir a igreja, e se dedicou a ela até 17 de maio de 1913. Os primeiros oficiais e colaboradores da igreja foram os irmãos Frederico Stauffer Filho e Jacó Kobi (presbíteros), Jacob Scheidegger e João Jacob Scherrer (diáconos) e Carlos Scheidegger Filho (zelador), sendo o presb. Frederico Stauffer Filho também o primeiro vice-presidente do conselho e o primeiro superintende e professor a Escola Dominical. O presb. Jacob foi também o primeiro secretário do conselho, e o dic. Jacob Scheidegger o primeiro tesoureiro.



A igreja encerrou o ano de 1919 com 158 membros comungantes e 194 membros menores. Em 1945 mudou o seu nome, e passou a se chamar Igreja Cristã Presbiteriana de Itapoama. Em 1957 mudou o nome novamente para Primeira Igreja Presbiteriana de Rio Novo do Sul, nome que mantém até os dias atuais.





A igreja de Rio Novo do Sul é mãe de alguns outros trabalhos, como a IP de Cachoeirinha, a IP de Itapemirim, a IP Central de Rio Novo do Sul e a Congregação Presbiteriana da Cabroca, que trabalha em prol do Reino de Deus até os dias de hoje.





Situação atual





Hoje a Primeira IP de Rio Novo do Sul conta com 71 membros comungantes e sete membros não- comungantes. Fazem parte do conselho o rev. Devalde Ferreira da Cunha, o presb. Marinho Decotté Scheidegger (vice-presidente), o presb. Paulo Sérgio Stauffer (secretário), o presb. Idalto Scheidegger Stauffer e o presb. Leandro de Oliveira Stauffer.





A Junta Diaconal conta com os Diáconos Queiner Rohr Stauffer (presidente), Eralto Rohr (vice-presidente) e Wanderlan Scheidegger Stauffer (secretário).





A igreja, apesar da idade, se mantém operosa com a graça de Deus e trabalha com as sociedades internas (UPH, SAF e UMP). Tem ainda na área da música o Conjunto Coral Presbítero Florentino Telles, o Conjunto Louvor que Renova e a Equipe de Louvor.





Essa é a Primeira IP de Rio Novo do Sul, enfrentando lutas, regozijando-se com as vitórias, sempre firme, constante, depositando em Deus sua confiança, no reconhecimento que são Dele todas as coisas.





A Deus toda honra e glória por 100 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário