terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Esboço do Sermão Natalino do Pb. Missº Veronilton Paz


TEXTO: MATEUS 1.18-25

EXÓRDIO:
O natal historicamente foi secularizado, a ponto de alguns cristãos radicalizarem dizendo que não se deve comemorá-lo nesta data, pois não se sabe ao certo o dia que ele nasceu. Convencionou-se comemorar no dia 25 de Dezembro, mas o que importa é que Ele nasceu para nos dá salvação. No natal não festejamos as secularizações, consumismos, mas presença do EMANUEL “Deus Conosco”. Aleluia! Então, podemos sim comemorar o natal, mas com a centralidade em Cristo.

NARRAÇÃO:
O livro de Mateus foi escrito por este ex-cobrador de impostos, agora fazendo parte do colégio apostólico, este homem era um judeu e escreveu esta obra para inicialmente convencer seus compatriotas de que de fato Jesus era o Cristo da linhagem de Davi, daí dizer na genealogia “Jesus Cristo, filho de Davi...” (v.1). Agora ele narra como se deu o processo de gravidez, turbulência pela dúvida de José e depois seu convencimento pelo anjo de Deus, o evangelista assina que tudo havia sido predito pelo profeta (v.22), como o nascimento na cidade de Davi, Belém, cumprindo-se também o que disse outro profeta (2.1, 4-6), mas na verdade o natal para este evangelista é Deus querendo fazer com o homem uma relação de intimidade. Deus armou sua tenda entre nós, este é o verdadeiro natal!

TEMA: O VERDADEIRO NATAL

1.      É UMA INICIATIVA DE DEUS. v.18-20

1.1 O natal é um milagre divino do Espírito Santo em favor do pecador. V.18
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

1.2 O agir do Espírito no natal não é entendido pelo homem natural. V.19
“Mas José, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.” (José não entendeu o agir divino, mesmo sendo justo e amando Maria, queria fugir para levar a culpa e ela não ser apedrejada, pois no fundo ele achava que ela havia o traído).

1.3 O homem só entende o verdadeiro natal quando o próprio Espírito o convence. v.20
“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”.

2.      O NATAL É O CUMPRIMENTO DO PLANO DE DEUS. v.21-23

2.1 Trazendo salvação para o seu povo. v.21a
“Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo...”.

2.2 Libertando seu povo do pecado. v.21b
Salvará... dos pecados deles”

2.3  Cumprindo a Escritura atestada pelo profeta sobre o natal de Cristo. v.22, 23a
“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho...”.

2.4 Marcando a presença permanente de Deus conosco. V.23b
“... E Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer Deus conosco)”.

3.      O NATAL GERA NO SERVO DE DEUS, OBEDIÊNCIA. v.24,25

3.1 Deus nos despertou para obediência voluntária. v.24
“Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher”. (José não foi forçado por Deus para obedecer ao plano divino, mas depois do trabalhar de Deus no seu coração, ele voluntariamente obedeceu. Naquela época havia escravos que recebiam carta de alforria dos seus senhores e vários deles amavam seus senhores, e por isso decidiam servir aos senhores voluntariamente furando ambas as orelhas, daí a expressão “servo da orelha furada”, sendo aqueles que obedeciam a seus senhores voluntariamente. José obedecia voluntariamente a Deus. ALELUIA!!!

3.2 A nossa obediência deve ter como objetivo a centralidade de Cristo. v.25
“Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus”.
O objetivo de José nesta abstinência sexual até o nascimento de Jesus segundo estudiosos do assunto seria para prevenção de saúde da Criança e cumprimento da Lei, José era guardador da Lei e foi dado como responsável por aquela criança e Ele creu no que o anjo de Deus lhe falou sobre Jesus, que é “Javé é salvação”. Conhecer aqui é relação sexual, pois ele “recebeu sua mulher” (v.25), cai por terra o que diz a Igreja Católica que Maria permaneceu virgem, pois ele só se absteve até o nascimento de Jesus. Quando se absteve pensava em Cristo! A sua obediencia é pensando em Cristo como o centro ou no status que ela pode lhe dá perante os homens?

CONCLUSÃO:
Meus amados nós explanamos sobre o verdadeiro natal é vimos que ele é: Uma iniciativa de Deus; o cumprimento do plano de Deus e que gera no servo de Deus, a obediência. Pergunto então, nosso natal tem sido verdadeiro ou apenas uma replica do que a sociedade existencialista e consumista tem nos imposto? Se a resposta for a segunda opção então precisamos rever até que ponto nosso cristianismo é verdadeiro e se nós de fato seguimos a Cristo, arrependamos-nos e com certeza Ele nos perdoará porque é rico em perdoar (Is 55.7)

APLICAÇÃO:
Cântico: Pão da Vida
Desafio: Conhecer o verdadeiro natal, Jesus Cristo.
Oração: Pela crentes: Vida com Deus e Não crentes: conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário