quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

USOS E COSTUMES


      Uma das máximas da reforma protestante é: SO LA SCRIPTURAS (Somente as Escrituras são a regra de fé e vida prática), mas hoje várias igrejas Católicas e até ditas Protestantes criam regras muitas vezes contrariando a Bíblia, onde as “revelações e visões são colocadas em pé de igualdade e na maioria das vezes acima das Escrituras, em especial os usos e costumes”. Porque não usar alguns usos e costumes fora da Bíblia como meio de salvação?

1-     A Bíblia é completa e infalível (Mt 22.29; Is 8.20).
2-     Não devemos ultrapassar o que está escrito (I Co 4.6).
3-      Não devemos criar regras que contrariem as Escrituras (Mt 15.1-20)

            Alguns desses usos e costumes são obras da mente humana!

       Usam o texto (Dt 22.5) no original é: “A mulher não usará vestes=vestidos, de homem e o homem vestes=vestidos, peculiar= vestes íntimas à mulher. Esse texto no contexto histórico e cultural está condenando homossexualismo e lesbianismo. Como dizer que a roupa de homem condenada a ser usada pela mulher na época era calça comprida se a roupa do homem era vestido. A calça comprida surgiu no séc XIX com a Revolução Industrial para homens e mulheres se protegerem nas fábricas. Jesus usava vestido (MC 5.30), João Batista (Mt 3.4), Arão (Sl 133.2) e outros. Engraçado! Os homens de algumas igrejas não usam vestidos e querem obrigar as mulheres usarem. Hoje existe a calça masculina e a feminina. Como era pecado usar calça se na época não havia calça?
Texto sem contexto é pretexto pra heresia.

Brincos, pulseiras, anel é pecado usar?
No livro de Isaías (3.16-26) condena o uso de enfeites e adereços, não?
Não condena, não! Deus tirou o que tinha dado as mulheres porque estavam em desobediência a Ele. As mulheres estavam com altivez (Orgulho) “Por que (indica causa) são altivas as filhas de Sião e andam de pescoço emproado” Is 3.16A (dando rabissaca), estavam agindo com olhares sensuais. “De olhares impudentes (3.16B)”.
     No v.18 O Senhor tirou os enfeites dos anéis dos tornozelos (Uso comum à época), toucas, ornamentos em forma de meia-lua; v.19 tirou os pendentes, braceletes, véus esvoaçantes; v.20 tirou os turbantes, cadeias para os passos, cintas (não é pecado? Porque usam? Tem que usar corda no lugar de cinta – v.24), caixas de perfumes (se o texto é proibitivo, então não pode usar perfumes, os legalistas usam os melhores perfumes, tem que andar fedorento – v.24A, só não podem comprar fiado, porque ...);v.21 tirou os sinetes, jóias pendentes do nariz, v.22 os vestidos de festa (vestidos novos, tem que usar roupa de chita, velha e feia, isto se o texto for proibitivo como dizem os legalistas), mantos, xales, bolsas( se o texto é proibitivo não pode usar, no entanto os legalistas usam bolsas lindas); v.23 tirou os espelhos (Insisto que se é proibido, não pode usar, os legalistas usam espelhos para se pentearem, barbearem,vestirem todos os dias, mas não é pecado?), camisas finíssimas (vestidos grandes que se usavam por cima do outro para ficar mais elegante, com tecido de qualidade, então não pode usar tecido de qualidade); v.24 as mulheres tem que ser calvas (carecas), não podem usar vestes (Deus está mandando as mulheres andarem nuas?), não podem ser formosas. Texto sem contexto é pretexto pra heresia.

       (Jr. 4.30) Está condenando o uso de pinturas no rosto, enfeites?
Não. O texto fala sobre o julgamento de Deus sobre a nação.Onde os enfeites que eram sinal de alegria não mais teriam razão de ser. Por causa de tão grande castigo. (4.5-29) esse é o contexto imediato do texto. Agora se o texto é proibitivo todos os seus elementos são proibidos. Analisemos: V.30A está proibindo se vestir (Ué! Deus está mandando as mulheres andarem nuas?), V.30B enfeites de ouro (ou seja, de outro metal pode?), v.30C pinturas nos olhos (no rosto pode?), V.30D ser bela (tem que ser feia). Texto sem contexto é pretexto pra heresia.

        Livro de Ezequiel 16.10-16. Permite o uso de adereços?
Sim. Deus deu enfeites, roupas novas, calçado do melhor couro, pulseiras (braceletes), colar, brincos (arrecadas) nas orelhas, coroa na cabeça, pendente do nariz (jóia entre o nariz e a nuca que é um tipo de diadema que atravessava toda a cabeça). No V.14 diz que foi Deus que colocou toda essa glória nas mulheres. Logo, quem prega que é pecado usar essas coisas está chamando Deus de pecador, pois foi ele que deu as mulheres as jóias e enfeites.
       No contexto da época, histórico e cultural, quando a pessoa voltava-se para Deus, Ele dava do melhor da terra (IS 1.19, Ez 16.10-16) e quando se rebelavam contra Deus, tirava tudo que tinha dado deixando elas na miséria. (Is 3.16-26). Tadinhos dos legalistas precisam aprender muito para discutir sobre esse assunto. Nada disso é pecado, eles só estão seguindo ensinos da Igreja Católica da idade média. Por isso já sabem quem é católico manso, não é? Texto sem contexto é pretexto pra heresia.

        (I Pe 3.4) Não há proibição, o que há é exortação para não valorizar mais o exterior que o interior, no texto fala sobre “não seja” indicando prioridade, e nunca “não pode” indicando proibição. O texto fala também “aparato de vestuário”, ou seja, vestido novo ou bonito, vestido magnificente, mas os legalistas usam o texto e, no entanto usam roupas novas e bonitas tem que usar velho e feio, fala também adereços de ouro, um relógio de ouro, legalistas é também um adereço. Os legalistas usam.
(I Tm 2.9) O texto diz que as mulheres podem se enfeitar com modéstia (2.9), o contexto aqui é durante o culto público na igreja. A preocupação é com a atitude de quem usa e não com o uso moderado. O texto também fala sobre vestido dispendioso (caro, novo) os legalistas usam roupas novas e caras e vem com mentira dizer que a Bíblia condena essas coisas. Se o texto condena vestidos dispendiosos = caros e eles usam. Onde está a hermenêutica bíblica? A Bíblia não se contradiz, ela se complementa e se explica então esses “líderes” precisam estudar mais a Bíblia para deixar de pregar baboseira no púlpito.
      O servo de Abraão ao encontrar Rebeca adorou ao Senhor e deu jóias de ouro e prata a ela (Gn 24.52,53; Gn 24.22,26) deu um pendente = brinco, e duas pulseiras> Ué! Mas o texto fala sobre seguir o exemplo de Sara esposa de Abraão, quer dizer que Sara não podia usar enfeites se os legalistas estiverem certos, mas Abraão deu enfeites de presente para a futura esposa do seu filho Isaque. Então ou a Bíblia está mentindo ou os legalistas. A Bíblia não mente, ela é a verdade (Jo 17.17) então já sabe quem está mentindo, não é? Texto fora de contexto é pretexto para heresia.

Cortar o cabelo e depilar-se é pecado?
       (I Co 11.5-15) O texto não fala sobre cortar, mas tosquiar = rapar. Na época que o texto foi escrito quem usava o cabelo rapado eram as prostitutas cultuais para serem identificadas. Várias dessas estavam aceitando o evangelho e usavam véu para não se ver suas cabeças rapadas. Essa orientação era para não haver preconceito com as ex-prostitutas, como de fato estava acontecendo na igreja. Paulo diz que ou todas usavam o véu ou todas rapavam o cabelo (11.6). Ué! Como Paulo está proibindo cortar o cabelo se manda ao mesmo tempo rapar? É nisso que dá pegar versículo isolado. Texto sem contexto é pretexto pra heresia. Com relação ao cabelo do homem não ser comprido (11.14) essa igreja era Grega e os filósofos gregos usavam cabelos compridos em homenagem aos seus deuses, então aqueles homens deveriam tomar cuidado para não serem identificados com os pagãos gregos, porque a cultura de lá era essa. Na Bíblia vários homens tiveram cabelos compridos: Sansão (Jz 13), Absalão () e outros. Com relação a depilar-se, usam o mesmo texto, o texto trata sobre rapar a cabeça e não as pernas.
Texto fora de contexto é pretexto pra heresia!
 Pb Veronilton Paz da Silva

Um comentário:

  1. Texto fora de contexto é pretexto pra heresia!
    Pb Veronilton Paz da Silva
    valeu presbítero.

    ResponderExcluir