Bem, agora que já falamos sobre as origens do Teísmo Aberto, vamos conhecer seus pilares.
O Teísmo Aberto ou Teologia Relacionai ensina, basicamente, cinco coisas:
1) 0 maior atributo de Deus é o amor — Na Teologia Relacionali ou
Teísmo Aberto, este atributo divino é normalmente enfatizado em
detrimento a todos os demais atributos de Deus. Todos os atributos
divinos, mesmo sua imutabilidade, sua onisciência e sua onipotência, são
diminuídos e reinterpretados para favorecer o atributo do amor. Porém, a
Bíblia nos apresenta todos os atributos divinos coexistindo em
equilíbrio. Deus não é amor e mais ou menos onisciente e onipotente. Ele
é amor e plenamente onisciente e onipotente (Gn 17.1; Jó 42.2; SI 139;
Is 46.10). A Bíblia não apresenta incoerência na coexistência dos
atributos de Deus.
O crente deve saber em quem tem crido. Ele precisa saber e aceitar as
qualidades naturais e morais de Deus, para que tenha uma idéia correta a
respeito de seu Senhor, e não uma concepção com base apenas na intuição
e no “achismo”, uma concepção frágil e deformada.
Deus é onipotente e justo ao mesmo tempo. O que é onipotência? É a
qualidade de ter todo o poder. O vocábulo oni significa “tudo” ou
“todo”. Logo, quando dizemos que Deus é onipotente, não estamos dizendo
simplesmente que Ele é poderoso, mas afirmando que só Ele detém todo o
poder. Há muitas passagens na Bíblia que realçam esse atributo divino
(Gn 18.14; 2 Cr 20.6; Jó 42.2; SI 62.11; 147.5; Is 14.27; 43.13; Dn
4.35; Lc 1.37). Deus se apresentou como o Onipotente a Abraão (Gn 17.1) e
a Jó (Jó 40.1-2). Jesus, Deus encarnado, afirmou que “todo o poder” lhe
foi dado “no Céu e na Terra” (Mt 28.18). Ele “sustenta todas as coisas
pela palavra do seu poder” (Hb 1.3). E mais: “Todas as coisas foram
feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3).
Porém, apesar de a onipotência divina ser asseverada inúmeras vezes nas
Sagradas Escrituras, há pessoas que tentam filosoficamente
desacreditá-la, usando de um infantil silogismo para tentar provar que é
impossível algum ser no universo deter todo o poder. O teólogo
norte-americano Russell E. Joyner ressalta e desfaz esse logro: “Um
antigo questionamento filosófico indaga: ‘Deus é capaz de criar uma
rocha tão grande que Ele não possa mover? Se Ele não consegue movê-la,
logo Ele não é todo-poderoso. E se Ele não é capaz de criar uma rocha
tão grande assim, isso também comprova que Ele não é todo-poderoso’.
Essa falácia da lógica simplesmente brinca com as palavras e
desconsidera o fato de que o poder de Deus está relacionado com seus
propósitos”. “A pergunta mais honesta seria: Deus é poderoso para fazer
tudo quanto pretende, e que esteja de acordo com o seu propósito? De
acordo com os seus decretos, Ele demonstra que realmente tem a
capacidade de realizar tudo quanto desejar: ‘Porque o Senhor dos
Exércitos o determinou; quem pois o invalidará? E a sua mão estendida
está; quem, pois, a fará voltar atrás?’, Is 14.27” (Teologia Sistemática — uma perspectiva pentecostal, editor Stanley M. Horton, CPAD, 1996).
Um exemplo claro dessa afirmação de Joyner está no Plano de Salvação em
Cristo. Um dos propósitos de Deus é salvar os seres humanos (1 Tm
2.3-4). Em Marcos 10.25-27, Jesus falou a seus discípulos que é
impossível ao ser humano salvar-se a si mesmo, mas isso não é impossível
para Deus, porque “para Deus todas as coisas são possíveis”.
Deus proveu nossa salvação por meio de Cristo (Jo 3.16). Portanto,
todos quantos quiserem aceitá-lo sinceramente como Salvador e Senhor de
suas vidas podem ser salvos hoje e agora (Jo 1.11-12). Em outras
palavras, podemos e devemos louvar a Deus não só pela sua onipotência,
mas também por seus sublimes propósitos, que nos garantem a Salvação.
Fonte: www.cincosolas.blogspot.com
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