Estamos no mês da reforma protestante, quando no dia 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero, monge agostiniano, apregoou as 95 teses contra as adulterações que a ICAR havia feito na simples Lei do Evangelho, os mais importantes dessas teses são cinco que iremos trazer uma breve reflexão a partir de agora sobre cada uma delas, são elas: Sola Gratia, Sola Fides, Sola Scriptura, Solus Cristus e Soli Deo Gloria, veremos a primeira delas abaixo:
Sola gratia é um dos cinco solas propostos pelos reformadores para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo. Esta expressão latina significa: "Graça somente", a ênfase se dava em razão da doutrina católica vigente de que as boas obras ajudariam na salvação do homem.
Durante a Reforma, os líderes protestantes e os teólogos geralmente concordavam que a doutrina da salvação
da Igreja Católica Romana seria uma mistura de confiança na graça de
Deus e confiança no mérito de suas próprias obras, comportamento este
chamado pelos protestantes de sinergismo.
A posição reformada é a de que a salvação é inteiramente condicionada a
ação da graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração
unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjuto com a obra redentora de Jesus Cristo.
Consequentemente, defendem que o homem que é naturalmente pecador -
dai as idéias de depravação total do gênero humano; é salvo por única e
exclusivamente pela vontade e ação de Deus sobre aquele que ele quer
salvar, pois o homem, sem essa ação de Deus, jamais O buscaria por si
mesmo: "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus."
(Romanos 3 : 11) Este conceito os antinomianistas levam ao extremo quando se opõe a seguir qualquer lei.
Sola gratia é diferente de Sola fide porque fé
é considerado isoladamente, que só pode ser concedida gratuitamente por
Deus a quem Lhe apraz. Esta doutrina está especialmente ligada à Calvinismo, à eleição incondicional, a predestinação decretiva e ao monergismo.
Fonte: wykpedia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário