sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mensagem Doutrinária do Missº Veronilton Paz na Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro - PB


VEREDAS DA JUSTIÇA: SERMÕES QUE EDIFICAM

TEXTO: Tito 1.1-4

EXÓRDIO:
Havia um homem nos Estados Unidos da América era especialista em conseguir descobrir dólar falso, muitos queriam saber a causa daquele homem ser perito em descobrir a moeda americana falsificada, logo seu sucesso cresceu tanto que fizeram um desafio na TV com um prêmio ao vencedor. Mas ninguém conseguia e perguntaram a ele o porquê dele ser tão ágil na descoberta do dólar falso e o mesmo disse: “Eu tenho contato direto e intenso com o verdadeiro, quando vem a falsa eu já sei discernir. Sabemos discernir o verdadeiro do falso cristão?

NARRAÇÃO:
Esta epístola do apóstolo Paulo, foi endereçada a Tito, seu verdadeiro filho na fé (Tt 1:4), também tratado como irmão em Cristo conforme está descrito em II Coríntios 2.13; companheiro e cooperador em II Coríntios 8.23; fiel administrador financeiro em II Coríntios 12.18. Ainda usando outro referencial fora desta carta temos em Gálatas 2.13, que Tito é grego de nascimento. Foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 66 d.C. segundo comentários sobre o Novo Testamento, talvez da cidade de Corinto. Segundo o texto, o apóstolo Paulo escreveu a Tito com os seguintes propósitos:
1. Ajudar Tito a refutar os falsos mestres;
2. Instruir Tito acerca da administração e do pastoreio da igreja;
3. Encorajar Tito e pedir-lhe que venha a Nicópolis (3.12)
No esboço a seguir temos o perfil desta carta:
1. INTRODUÇÃO (1:1-4);
2. QUALIFICAÇÃO DOS ANCIÃOS E BISPOS (1.5-16);
3. EXORTAÇÃO AOS MEMBROS DA IGREJA (2.1-3.11);
4. CONCLUSÃO (4.12-15);
Igualmente às epístolas anteriores, vemos o apóstolo Paulo preocupado com as questões doutrinárias, pelo que pede a Tito para exortar os fiéis a serem sãos na fé (1.13); e a falar o que convém a sâ doutrina (2.1); são ensinos com aplicação prática também em nossos dias, pelo que devemos estar atentos para o bom exercício do ministério pastoral à frente do rebanho do Senhor.  Os problemas que Tito estava enfrentando são semelhantes aos que nos deparamos em nossos dias, principalmente com relação à "novidades teológicas" ou "modismos evangelicais" que surgem a cada dia. Sem consistente respaldo bíblico, se tratando de verdadeiras heresias; o que acaba por requerer constante vigilância e zelo doutrinário. Como identificar um verdadeiro cristão? Ou mesmo como diferenciar um verdadeiro cristão de um falso? Nesta mensagem gostaríamos de tratar neste assunto sobre o verdadeiro cristão.

TEMA: ENSINAMENTOS SOBRE O VERDADEIRO CRISTÃO

1. AS CREDENCIAIS DO VERDADEIRO CRISTAO. V.1
Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé que é dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade”.

1.1 É servo de Deus. V. 1a
“Paulo, servo de Deus...”.
Sua maior motivação não é ser servido pelos homens, nem aparecer na tela da Globo, ou mesmo ir parar no planeta Xuxa, mas sua motivação é servir a Deus. Ele não quer exigir as bênçãos de Deus, pois sabe que sua posição é de servo, diferente da teologia humana que afirma que a força da vitória vem de dentro do homem, nossa vitória vem de Cristo e sem Ele nada podemos fazer (João 15.5).

1.2 Seu serviço é confirmado por Cristo. V.1b
“... e apóstolo de Jesus Cristo...”.
Ele não espera reconhecimento humano, pois seu serviço é confirmado por Cristo Jesus e mesmo que os homens tentem o desencorajar, Jesus o faz vencer. A mensagem de Paulo não era fruto de um ensino humano, mas uma revelação de Jesus Cristo (Gálatas 1.12)

1.3 Prega para todos visando que os eleitos creiam. V.1c
“... segundo a fé que é dos eleitos de Deus...”.
Alguns dizem que nós ensinamos que não é necessário evangelizar, pois os eleitos serão salvos de qualquer jeito, mas nunca ensinamos isso, pelo contrário ensinamos que o evangelho deve ser pregado para todos, pois só Deus conhece os eleitos e pela pregação eles virão a Cristo.

a)     A fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus. Romanos 10.17
“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.
Para alguém ter fé é preciso que Deus trabalhe no seu coração, ele faz isso pela pregação da sua Palavra, então se você está querendo justificar sua preguiça com a soberania de Deus, veja o que J. I. Packer disse: “Sendo Deus soberano, eu posso evangelizar, pois Ele tem eleitos e eles ouvirão e crerão.

b)     A fé e um dom de Deus. Ef 2.8
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.
A fé salvadora não vem de nós mesmos, mas Deus coloca em nosso coração, como disse o teólogo Santo Agostinho: “Deus coloca em nós o que vai exigir de nós”.

c)     A fé só entra no coração que Deus abre. At 16.14-15
“E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso”.

1.4 Sua teologia é acompanhada de uma vida piedosa. V. 1d
“... e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade”.
Diz o Bispo J. C. Ryle: “Desde muitos tenho tido a profunda convicção que a santidade de que a santidade prática, auto consagração a Deus não são seguidos pelos crentes modernos [...] a Sã Doutrina será inútil, se não for acompanhada de uma vida santa, piedosa, precisamos de um completo reavivamento bíblico na nossa prática”. (Ryle, P.8)

1.      O Conhecimento é bom para a vida do cristão.
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (João 5.39).
“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6.3).
“E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim” (Atos 17.3).

2.      A vida prática dá crédito ao nosso conhecimento.
Tg 1.22
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

2. A ESPERANÇA DO VERDADEIRO CRISTÃO. V.2-3
“Na esperança da vida eterna, a qual o Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos”, e no tempo próprio manifestou a sua palavra, mediante a pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador”.

2.1 Sua esperança é de vida eterna. V.2a
“Na esperança da vida eterna”
Dizem por aí que a esperança é a última que morre. Conta-se uma história de um jovem que foi noivar com sua namorada e ao retornar estava triste, sua mãe perguntou o porquê da sua tristeza, ele respondeu que o nome de sua sogra era esperança e a esperança é a última que morre. Mas nossa esperança está viva para sempre, é Jesus Cristo. Ele nos prometeu a vida eterna e ele já nos deu esta esperança de vida eterna em sua presença. A nossa esperança não é só nesta vida, mas um dia estaremos com Jesus para sempre (I Tessalonicenses 4.17).

2.2 Sua esperança é segura, pois o Deus que prometeu é fiel. V. 2b-3a
“... a qual o Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos”, e no tempo próprio manifestou a sua palavra...”.
“Eu sei em quem tenho crido e que é poderoso para guardar meu deposito até aquele dia” (II Tm 1.12)
“Fiel é o que vos chama, e ele também o fará”. (I Ts 5.24)
“Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno”. (II Ts 3.3)
”Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido”. (Hb 11.11)

2.3. Sua esperança o leva a pregar o evangelho de Cristo. v. 3b
“[...] mediante a pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador”.
“Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado”. (At 23.6)
“Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas, tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos”. (At 24.15)

3. A RELAÇÃO DO VERDADEIRO CRISTÃO COM AS PESSOAS. V.4
“A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador”.

3.1 Torna as pessoas seus filhos na fé pela evangelização. V.4a
“A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum [...]”

3.2 Abençoa as pessoas com a graça e paz de Cristo. V. 4b
“... graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus...”
Quando nós saudamos alguém com a Graça e paz de Cristo, nós estamos reconhecendo que só existe a paz porque Deus derramou sua graça sobre nós. A palavra graça no grego káris significa favor imerecido e paz no grego é êirene e seu significado é bem estar ou voltar um relacionamento que estava rompido. Só Jesus pode pela sua graça nos dá a paz. O cristão foi alcançado pela graça, agora tem paz e deseja isso para outras pessoas.
 
3.3 Apresenta a salvação em Cristo Jesus as pessoas. V.4c
“... Cristo Jesus, nosso Salvador”.


CONCLUSÃO:
Meus amados nós vimos nesta mensagem que mesmo com tanto falso ensino, tantas heresias; mas existem os verdadeiros cristãos, trouxemos este assunto a baila com o seguinte esboço:
Tema: Ensinamentos sobre o verdadeiro cristão
1.      As credenciais do verdadeiro cristão.
2.      A esperança do Verdadeiro cristão.
3.      A relação do verdadeiro cristão com as pessoas.
Faço a seguinte pergunta: Temos agido como verdadeiros cristãos? Nossa vida, atitudes e o testemunho das pessoas a seu e a meu respeito indica que somos cristãos verdadeiros?

APLICAÇÃO:
Quero fazer uma aplicação retomando o termo falado pelo Rev. Luis Ricardo nas Aulas de Orientação para Vida Cristã: “Ser cristão no original significa ser maquetes de Cristo, ou ser parecido com Jesus”. As suas e minhas atitudes demonstram que somos maquetes de Cristo ou parecidos com Jesus?
Música:
Desafio:
Oração:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. Texto Bíblico e notas de rodapé. 2ªED. Ampliada. Campinas – SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
PACKER, John I. A Soberania de Deus e a Evangelização. 1ª ED. Campinas - SP: Fiel, 2006.
RYLE, John C., Santidade, sem a qual ninguem verá o Senhor. 1ª ED. Campinas – SP: Fiel, 2006.
CRUZ, Luiz Ricardo Monteiro da. Orientação para Vida Cristã. 1ªED. Garanhuns – PE, CPO/IBN, 2006.
NETO, Carlos Eduardo Aranha. Introdução à Homilética. 1ªED. Garanhuns – PE: CPO/IBN, 2006.
BISPO, Jardelita. Missões: Um Estilo de Vida. 1ªED. Garanhuns – PE: CPO/IBN, 2006.
GEORGE, Sherron. A Igreja Missionária. 2ªED. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1992.
BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. 32ªED. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1996.

Autor: Presbítero e Missionário Veronilton Paz da Silva (Bacharel em Teologia pelo ITG Belo Jardim e Graduando em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB Campus VI em Monteiro-PB.

3 comentários:

  1. PASSEI SO PARA DESEJAR UM BOM DIA E QUE DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz meu irmão em Cristo Jesus.

    Li seu sermão e senti muito edificado. Oxalá se muitos pregadores tivessem o mesmo interesse em proclamar a mensagem bíblica como ela é. Que o Deus da paz continue usando você em toda graça. Um grande abraço de seu irmão em Cristo, Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!
    Obrigado Irmão Fernando, suas palavras me deixaram emocionado.

    ResponderExcluir