segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Deus Retira o Coração de Pedra.





A Bíblia ensina que Deus governa sobre toda a criação, sobre toda a Historia , decretando e determinando “tudo o que acontece”. José pode relembrar suas tristes circunstancias, quando seus irmãos o venderam como escravo: “Deus o tornou em bem” (Gm 50.20). Deus disse por meio de Isaias: 45:7 7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Ele “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”, Efésios 1:11 . Ele faz “Todas as coisas cooperarem para o bem” Romanos 8.28. Não há exceções a isso. Os pardais não das arvores e os cabelos não caem de sua cabeça se não for sua soberana vontade.
Mateus 10:29-30 “Os Pardais nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados”.
Tudo é controlado e determinado por Deus. Incluindo o mal? Num sentido sim, em outro, não . Deus não é o autor do mal, mas nenhum mal corre solto no universo de Deus fora de seus propósito soberanos. Até mesmo a crucificação , que é a maior maldade entre todas as ações humanas , foi mencionada por Pedro, no Dia de Pentecoste, como tendo sido realizada pelo “determinada desígnio e presciência de Deus” (At 2.23). A igreja primitiva disse que Herodes e Pilatos e o restante do povo fizeram tudo quanto a mão e o propósito de Deus “ predeterminaram” (At 4.28).
Cada átomo que existe está sob controle direto de Deus. Não há nem mesmo “uma só molécula desgarrada”, como disse R.C. Sproul. Tudo está sob o controle de Deus.
A Depravação Humana
A Bíblia é realmente tão negativa sobre a humanidade como isso indica? Examine as Escrituras. Nos dias de Noé, Deus disse aos homens, que “era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5). Por meio de Jeramias ele disse sobre o coração humano, “Enganoso é o coração , mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17:9). Em Eclesiastes nós lemos: “... Também os corações dos homens estão cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem” (Ec 9.3). Paulo, em Romanos, cita os Salmos dizendo: “ como está escrito”, “não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não quem busque a Deus; todos se extraviaram ,a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3. 10 – 12). Jesus simplesmente disse: “ os homens amaram mais as trevas do que a luz” (Jo 3.19 – 20). O problema está dentro de nos, em nossos desejos, em nossa natureza , em nossos amores e ódios. Portanto, podemos resumir com a ultima metáfora de Paulo: os homens estão “ mortos nos (seus) delitos e pecados” (Ef 2.1 – 3). Ele está morto para o bem. Ele está morto para Deus.
Graça Soberana
Em terceiro lugar, a soberana da graça. Esta segue necessariamente dos dois anteriores. O homem está tão incapacitado pelo pecado que, a menos que Deus aja para resgatá – lo, nada acontecerá. Ele permanecerá morto e cego.
1. Nos não podemos viver espiritualmente a menos que nasçamos “de Deus” ou “do Espírito” (Jo 1. 13; 3.8).
2. Nos permanecemos mortos a menos que sejamos vivificados com Cristo (Ef 2.5).
3. Não podemos vir a Ele a menos que ele nos “traga” . “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6:44)
4. Não podemos escolhê-lo a menos que ele nos escolha . “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (Jo 15:16)
5. Nos não podemos amá-lo a menos que ele nos ame primeiro. “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. (1 João 4:19)
6. Não podemos crer nele a menos que ele nos dê fé. “ 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie”. (Ef. 2.8-9).
Paulo escreve “... vós sois dele, em Cristo Jesus”, escreve Paulo (1Co 1.30). A salvação é “do Senhor” (Jn 2.9).
Conclusão
Tenha fé, por que firma-se na promessa divina da graça, a qual é ordenada e assegurada em todas as coisas, Deus que não mente, disse em Ezequiel:
Ezequiel 11:19 19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; Ezequiel 11:19
Ezequiel 36:26 26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
Ezequiel 36:27 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
O Senhor retira o coração de pedra, ação está feita. Uma vez que isto e feito nenhum poder jamais conhecido pode retirar o novo coração que Ele deu, e o Espírito integro que colocou dentro de nos. “Por que os dons de Deus são sem arrependimento de sua parte” (Romanos 11:29).
Romans 8:32-39 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
As reformas e purificação dos homens logo chegam a o fim, como o cachorro que volta ao seu próprio vomito. Mas quando Deus coloca o coração novo ele fica lá para sempre, este é o estilo real do Reis Reis. Não espere pela reforma venha para Deus como está, e Ele fará uma grande transformação em sua vida .
Postado por Francis Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário