quinta-feira, 12 de abril de 2012

Marcas da Verdadeira Igreja

Quando falamos em “Marcas” da verdadeira Igreja estamos nos referindo aos sinais, ou melhor, ao que caracteriza uma igreja denominada verdadeiramente cristã quando comparada com outras. Entendemos portanto, que uma verdadeira igreja é aquela que está fundamentada nas Sagradas Escrituras e composta por homens pecadores que uma vez foram alcançados pela graça regeneradora de Deus.

1.1 As Marcas da Igreja na Teologia Reformada Apesar da teologia reformada apresentar essa necessidade de volta às Sagradas Escrituras, havia uma certa divergência quanto ao número das marcas da igreja. Enquanto alguns teólogos calvinistas defendiam a existência de apenas uma marca, no caso aqui, a pregação da sã doutrina do Evangelho, outros falavam de duas marcas: a sã pregação da Palavra e a correta administração dos sacramentos, e outros ainda incluíam o exercício da disciplina como sendo a terceira marca da Igreja de Cristo. A Confissão de Fé de Westminster por sua vez, além de abordar sobre a pureza doutrinária e a disciplina como excelentes qualidades da igreja, cita que a característica indispensável ao ser da igreja é a “profissão da religião verdadeira” [1].
Assim, compreendemos que a Fiel Pregação da Palavra de Deus e o seu reconhecimento como regra de fé e prática é a principal marca da verdadeira igreja de Cristo, sendo que as outras duas marcas (Correta Administração dos Sacramentos e o exercício da Disciplina), são provenientes desta. 

1.2. As Marcas da Igreja A partir deste instante, observemos as Marcas da Verdadeira Igreja, contudo não as abordaremos aqui com muita profundidade devido a limitação de realizarmos uma monografia: 

A. Fiel Pregação da Palavra. Como já observamos antes, essa marca é mais preponderante diante das outras, pois desta dependem. Com essa marca podemos estabelecer o paradigma primordial através do qual reconhecemos ser uma igreja verdadeira. A fiel pregação da Palavra não implica em uma perfeição na pregação, mas sim num comprometimento em buscar sempre a pureza de uma doutrina sadia que não venha colocar em risco os principais fundamentos bíblicos. (Cl 1.8)

B. Correta Administração dos Sacramentos. Essa é uma marca que está inserida dentro da primeira marca, visto ser inconcebível praticar os ensinamentos da Palavra sem atentar para a correta administração dos Sacramentos. Como sabemos, são dois os Sacramentos: A Santa Ceia e o Batismo. Estes, de acordo com a instituição divina, só podem ser ministrados aos crentes e aos seus filhos, por pastores qualificados, contudo, a Santa Ceia, de acordo com o ponto de vista reformado e bíblico, só pode ser ministrada aos crentes que professaram a sua fé junto a igreja do Senhor. Já o Batismo é ministrado tanto aos crentes como também aos seus filhos. (Mt 28.18-20; I Co 11.17-34)

C.
Fiel Exercício da Disciplina. Essa marca é a que obtem mais proeminência em nosso trabalho e na qual nos aprofundamos mais, sendo ela também subordinada à fiel pregação da Palavra de Deus, pois é a Palavra de Deus que insiste na aplicação adequada da disciplina na Igreja de Cristo. O exercício da disciplina possui como alto objetivo a restauração do disciplinado, assim deve ser aplicada com muita sabedoria e muito amor. A aplicação da disciplina torna-se necessária pois o seu exercício contribui para a “pureza da doutrina e para salvaguardar a santidade dos sacramentos” [2]. (Mateus 18.15-20)

Essa é uma marca pouco vista nas igrejas nos dias atuais, Tendo em vista as muitas tendências mundanas que invadem o comportamento da igreja em nossos dias. Que nossa igreja seja sempre a verdadeira Igreja de Jesus!”

Rev. Rosther Guimarães(Igreja Presbiteriana de Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário