segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Recordando o CPO/NE de Garanhuns - Sermão de Prova do 1º Ano

TEXTO: FP 4.2-7







EXÓRDIO:


Queridos irmãos e amigos, o ser humano anda em busca de alegria. No ano de 1997 o Ministério S.O.S. Sertão liderado pelas missionárias Norma Suely e Jardelita Bispo apresentou uma peça teatral intitulada “O ladrão da alegria”.


Aparece uma criança feliz com sua bola e o ladrão da alegria leva seu o seu brinquedo ficando ela inconsolável, outra aparece com uma boneca e o mesmo ocorre e com tantas outras também. Até que enfim aparece uma cantando “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”. O ladrão chega lá, faz piruetas, caretas e tudo mais para fazer medo aquela criança e fazê-la ficar triste, mas foi tudo em vão, a sua alegria estava depositada em Jesus.






NARRAÇÃO:


A carta aos filipenses é chamada no comentário bíblico de Willian S. Smith como “As boas novas da alegria” sendo uma das cartas do cativeiro, ou seja, Paulo estava preso quando as escreveu. O que é mais interessante é que mesmo na prisão ele não murmurou, buscou fortalecer a alegria dos irmãos no Senhor, independente das circunstâncias, sempre confiando no dono da alegria que é Jesus.


O apóstolo nos apresenta neste texto da Santa Escritura o porquê de alegrar-se, eu quero falar sobre a causa de termos alegria de verdade.






TEMA: A CAUSA DA VERDADEIRA ALEGRIA.






1- A PRESENÇA DE DEUS. v. 5


“Perto está o Senhor.”


O Senhor Jesus promete está conosco sempre. “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt. 28.20). Para muitas pessoas sua alegria está na presença do político dando dinheiro, do cantor famoso seja crente ou não crente, na palavra do pastor famoso da televisão, no time de futebol, mas a única presença que traz alegria de verdade é a de Jesus. Você não encontrará alegria verdadeira em nenhuma presença, lugar, e sim unicamente onde Jesus está presente. Mesmo em face da morte o apóstolo Paulo estava alegre. “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.21). Imagine que ainda existe pregador dizendo que Paulo não tinha segurança de salvação eterna. O que precisa fazer o pregador que diz uma asneira como esta é estudar a Bíblia com fidelidade textual, deixando de meter o seu nariz, que por sinal é bem grande, nas coisas que não entende.


Paulo tinha alegria em qualquer situação, pois vivia constantemente na presença do Senhor que traz a verdadeira felicidade para o homem. “A prendi a viver contente em qualquer situação” (Fp 4.11).


Nós como crentes temos estado felizes em qualquer circunstância, ou vivemos murmurando por tudo?


A presença de Cristo é o bastante para termos alegria!!!


A bíblia diz que diante de Deus até a tristeza salta de alegria (Jó 41.22), dizia o teólogo Santo Agostinho de Hipona que o homem foi criado para deleitar-se em Deus, sendo assim jamais descansará enquanto não estiver na presença de Deus. Só a presença de Deus traz alegria verdadeira e continua!!!


O cristão sofre, chora, pois é gente de carne e dente e nariz para frente. Entretanto, se estiver na presença de Jesus, nele está a verdadeira alegria. Tinha um cantor secular chamado Odair José que dizia em uma de suas canções “felicidade não existe, apenas momentos felizes”. Isso é mentira de Satanás!!! O crente pode ficar triste, mas não permanece triste, o Senhor o assiste na tristeza dando-lhe alegria.


Quem sabe você chegou no fundo do poço e acha que não há mais jeito para esta tristeza, a presença de Deus vai em busca de ti para te dá a alegria verdadeira.


A presença de Deus é a causa da verdadeira alegria!!!


Não digo que você terá ausência de problemas, posso dizer que na presença de Deus você desfrutará de alegria. Existe ordem na Lei de Moisés e Salmos para o povo alegrar-se na presença do Senhor.


“Ordena ao povo alegrar-se perante” (Lv 23.40).


“Alegrar-te-ás perante o Senhor” (Dt 16.11).


“Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor” (Sl 122.1).


Na presença ou perante o Senhor existe a verdadeira alegria, então não se preocupe que o Senhor está aqui para te alegrar.


Esta gloriosa presença de Jesus nos torna alegres de fato, nEle podemos ter felicidade sem importar o momento que passamos.






2- A PROVISÃO DE DEUS v. 6.


O Senhor age com providencia para o seu povo, diz o salmista Davi que o Senhor jamais desampara os seus. “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado nem sua descendência a mendigar o pão”.


Deus tem feito maravilhas no meio do seu povo, providenciando o seu sustento.


Existe a doutrina da providencia de Deus que divide-se em sustento e governo, onde Ele preserva tudo que existe como também governa todas as coisas visíveis e invisíveis. Daremos mais ênfase ao sustento divino demonstrado por ser Ele amantíssimo.


“Ele que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.3).


Muitos acham que podem viver por si só, sem a ajuda de Deus, mas a Bíblia diz o contrário.


“O Senhor é o criador do céu, terra e mar, e tudo que há neles e preserva a todos com vida” (Ne 9.6).


Tudo depende de Deus, o nosso sustento depende dEle.


A providência de Deus é a causa da verdadeira alegria!!!


Paulo sabia disso como ninguém, pois era sustentado por Deus em todo tempo. Paulo recebeu da Igreja de filipos vários suprimentos para as suas necessidades (Fp 4.16,17).


Saulo aprendeu a viver bem e feliz no muito e também no pouco.


“Por que aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4.11). Ainda fala de suas experiências de fartura e também de escassez.


O Senhor supriu as necessidades de Paulo e também irá suprir as tuas em Nome de Jesus!!! Nada existe sem que Deus crie e sustente!!! Aleluia!!!


A Santa Escritura afirma que até os lírios dos campos e as aves do céu é Deus quem sustenta. Você vale mais que ervas e aves. Deus te sustenta meu irmão (Mt 6.26-30).


“Buscai em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).


Deus tem interesse em você, não se apoquente e nem se stresse com o que comer, vestir ou beber. Deus nos sustenta tanto fisicamente como espiritualmente (Lc 12. 27-29).


Na vida espiritual para crescer é preciso aprender de Jesus, o mestre amado. “Aprendei de Mim” (Mt 11.30). O nosso sustento espiritual é dado por Deus.


Você que ouve esta mensagem e ainda não é crente em Jesus, o teu sustento é Jesus quem dá. Ele quer te dá mais do que isto, deseja ser teu Senhor e Salvador.


O sustento provedor de Deus vai acompanhar a Igreja até a consumação dos séculos.


Quando vier a provação, lembre-se que depois da vitória na prova ocorre a aprovação. Persevere firme que o Senhor vai te sustentar em Nome de Jesus.


Creia na promessa da Palavra do Deus que não mente e não muda. “Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente” (Hb 13.8).


Ele não mudou e não falha jamais!!!


A provisão de Deus é a causa da verdadeira alegria!!!






3- A PAZ DE DEUS. v. 7


No Brasil nós vemos as pessoas falando em paz, até fazem grandes movimentos reunindo religiões diversas, mas a vida das pessoas não muda, continuam sem compromisso com Cristo, com a moralidade, com a família.


Esta é a “paz do mundo”. A paz que Jesus dá, não é preciso movimento nem sentimento por que ela excede todo entendimento (Fp 4.7), é a paz que Paulo e Silas tinham, apesar de levarem uma surra com varas, oravam e cantavam louvores a Deus (At 16.22, 24, 25). A paz que Estevão teve quando foi apedrejado por pregar a Palavra de Deus entregou o espírito a Deus. “Senhor Jesus recebe o meu espírito”(At 7.59)


O profeta Habacuque fez uma declaração de fé, dizendo que mesmo em meio as intempéries havia alegria para ele, isso é a paz de Deus. “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento, as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Hc 3.17-19).


Eu tenho paz, Jesus é a nossa paz (Ef 2.14). Meu amigo todo ser humano necessita está em paz com Deus. “Justificados, pois mediante a fé temos Paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).


Esta paz estende-se aos que nos rodeiam pela nossa prática cristã, mas unicamente por Jesus Cristo é que obtemos esta paz. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize” (Jo 14.27).


Se você deseja obter esta paz não adianta atolar-se na religião, alcoolismo, jogatina, prostituição. Segundo o teólogo Santo Agostinho o homem possui um vazio do tamanho de Deus que só Deus pode preencher e o salmista já sabia disso quando falou da sede que tinha sua alma de Deus. “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.2a). A paz de Deus é a causa da verdadeira alegria!!!


A paz de Deus é única, você pode tentar a paz por muitos meios, porém, somente Jesus tem a paz verdadeira. Ele sempre traz paz.


“Paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem” (Lc 2.14).


“Jesus pôs-se no meio deles e lhes disse: paz seja convosco” (Lc 24.36). A paz de Deus é a causa da verdadeira alegria!!!


Nós como cristãos passamos e passaremos por aflições, mas sua paz sempre está conosco. “Esta coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passareis por aflições, mas tem bom animo que Eu venci o mundo” (Jo 16.33). Se Jesus venceu, nós também venceremos!!!


A paz de Deus acompanha sempre os seus servos. Você é servo de Deus? Então a paz de Deus é para ti e está em ti!!! Aleluia!!!


“Conserva em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque confia em ti” (Is 26.3).


O líder deve usar palavras para abençoar o povo de Deus e fazê-lo está em paz com Deus, consigo mesmo e com o próximo, mas o que vemos é sacerdotes denegrindo imagem de crente, simplesmente porque o abençoado não agüentava mais tanta hipocrisia e pulou fora indo congregar em outra igreja. Tem igreja que o culto mais parece um velório, os “profetas” abrindo covas para sepultar quem discordar daquela igreja. A Bíblia, única fonte de doutrina verdadeira diz que o agir deve ser diferente, usando palavras de bênçãos para o povo de Deus.


“O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6.24-26).


Um dos títulos dados ao Senhor na Bíblia é “Javé Shalon, o Senhor é paz” (Jz 6.24)


Quando temos amor pela Palavra de Deus, temos paz.


“Os que amam a tua Lei têm grande paz” (Sl 119.165).


A verdadeira alegria é causada pela paz de Deus!!!


Nós quando temos Deus como nosso refúgio, temos paz em todos os momentos. Como diz um hino clássico muito antigo:


“Esta paz que sinto em minha; alma não é porque tudo me vai bem;


é porque eu amo o meu Jesus”.


Eu tenho alegria de verdade, pois no momento que Jesus graciosamente me chamou e salvou, colocou uma paz tão grande dentro de mim que a doença pode me abater, as dívidas podem me deixar preocupado, enfim várias circunstâncias podem nos entristecer, mas não podem tirar essa paz interior que temos em Cristo.


Jesus quer te dá essa paz interior, essa paz é a causa da verdadeira alegria.






CONCLUSÃO:


Meus queridos irmãos e amigos, vocês ouviram nesta noite que a causa da verdadeira alegria é: A presença de Deus, a provisão de Deus e a paz de Deus. Surge então a pergunta: Você tem realmente a verdadeira alegria?


Se a resposta é negativa, Deus está te dando uma oportunidade de ter a verdadeira alegria. Recebendo o dono da alegria se você ainda não o tem ou descansando nEle para aquele que já o confessa como Senhor e Salvador.






APLICAÇÃO:


Gostaria de dizer que se você já é cristão, o Senhor te convida a viver como tal, deixa de murmurar e confia em Deus e terás sempre alegria na alma.


Se alguém ainda não tem certeza de vida eterna, hoje tens esta oportunidade de receber e a tua alegria será completa em Jesus. Faça esta oração:


“Senhor Jesus, eu sei que sou pecador e busquei alegrias longe de ti, mas somente em ti aprendi que existe a verdadeira alegria.


Desprendo-me de todo orgulho pessoal, lanço-me aos teus pés clamando por misericórdia e sabendo que em ti encontro a verdadeira alegria que por tanto tempo busquei e hoje reconheço em ti que a encontrei”






Autor: Pb Missº Veronilton Paz da Silva.


Local: Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro.


Data: Abril de 2007


Presentes: 200 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário