sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Casa de Apoio em Barretos Imprimir
ipb-barretos_1

Casa Presbiteriana de Apoio conquista imóvel próprio


O Projeto visa apoio espiritual e estrutural aos pacientes do Hospital de câncer de Barretos

Cibele Lima


Em Barretos existe um hospital referência no tratamento de câncer. O Hospital de Câncer de Barretos, da fundação Pio XII, é o maior da América Latina, procurado por pessoas do país inteiro.

Dentre os pacientes que buscam o tratamento na cidade, alguns são crentes de igrejas presbiterianas de várias partes do Brasil. A 2ª IPB de Barretos fica próxima ao Hospital do câncer, e por causa dessa proximidade, muitos desses enfermos participavam dos cultos na igreja no período de tratamento na cidade. Observando a demanda de irmãos e percebendo a dificuldade destes em se estabelecer, em 2007 a Igreja decidiu que iria apoiar os irmãos presbiterianos durante o tratamento em Barretos. Criou-se então a Casa Presbiteriana de Apoio a Pacientes do Hospital de Câncer de Barretos/SP, mais conhecida como CAIPB, Casa Presbiteriana de Apoio, com o objetivo de oferecer assistência física e apoio espiritual aos pacientes e seus familiares. O imóvel, inicialmente alugado e o custo que ele gerava, era o maior desafio da equipe, que trabalha para manter a Casa funcionando.

Depois de 3 anos, as incertezas que o aluguel trazia chegou ao fim. No dia 21 de outubro deste ano, a 2ª Igreja de Barretos realizou um culto de Ações de Graças pela conquista do imóvel onde o projeto é realizado. Na ocasião do culto, membros da igreja e irmãos assistidos pela CAIPB festejaram juntamente com Rev. Silvio, coordenador do projeto e receberam a visita do Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da IPB, que foi o preletor e do Presbítero Clineu Francisco, Presidente do Conselho de Ação Social da IPB (CAS). De acordo com o Presb. Clineu foi um momento abençoador. “Foi um culto muito edificante e abençoado com a 2ª Igreja repleta de participantes no culto de gratidão pela aquisição do imóvel para uso do Projeto que já vem acontecendo”.

Atualmente a Casa de Apoio tem estrutura para abrigar até 6 pessoas – 2 pessoas em cada quarto, podendo chegar a 9 pessoas com o uso da bi-cama. Não há custo algum para os pacientes e seus familiares e não há prazo limite para a hospedagem, podendo permanecer nela o tempo que for necessário para o tratamento (há pacientes que ficam até oito meses, principalmente aqueles que vêm do Norte do país). Todo o trabalho é desenvolvido com a ação voluntária dos membros da 2ª Igreja Presbiteriana de Barretos/SP.

ipb-barretos_2Para receber a ajuda, o paciente e acompanhante devem fazer inscrição por telefone, posteriormente os responsáveis pela Casa realizam a verificação de vaga existente para o dia da consulta. Em seguida há uma consulta sobre a igreja de origem, em conversa com o pastor. Depois dessa triagem, os lugares são reservados para o dia marcado. A igreja providencia, ainda, a compra de remédios, roupas e outros materiais conforme a necessidade, se mantendo, também, com doações de toda a comunidade.

Para os pacientes do Hospital de Câncer, a Casa Presbiteriana de Apoio é um lugar de refúgio e de esperança, onde o amor ao próximo propicia um alívio no momento de dor e incertezas. “Receber a notícia do médico de que um ente querido de nossa família, ou nós próprios somos portadores de uma doença terrível como o câncer é, sem sombra de dúvida, um dos momentos mais difíceis da nossa caminhada. A Bíblia nos exorta a confiar no Senhor e a depositar Nele a nossa esperança, mas diante de situações tão difíceis como essa, nem sempre é fácil confiar e descansar em Deus, apesar de saber que Ele controla a nossa vida e nos ama". (depoimento de irmãos assistidos pelo projeto).

A CAIPB fica próximo ao Hospital, por isso a comunidade está sempre em contato com as pessoas que estão em tratamento, formando assim uma família unida, mantendo a comunhão."A Casa de apoio fica bem perto do hospital, e podemos ir caminhando. Fica perto da Segunda Igreja e também vamos aos cultos. Amamos o momento de ir pra igreja e passar um tempo juntos com o grupo de irmãos amigos e acolhedores". (depoimento de irmãos assistidos pelo projeto).

Na carta de apresentação do projeto, a coordenação da Casa explica o que motivou a iniciativa e o que a sustenta ano após ano. “Como justificativa maior para o funcionamento do referido Projeto, salientamos que se trata de orientação bíblica:

  • *Obediência à Palavra de Deus que nos orienta a amar o nosso próximo, como vemos em        Mateus 22:37 a 39, Lucas 10: 25 a 37 ( Parábola do Bom Samaritano) e João 15:12
  • *sermos misericordiosos - Lucas 6:36
  • * fazer o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé – Gálatas 6:10ipb-barretos_3
  • *devemos estar habilitados para toda boa obra – 2 Tim. 3:17
  • * manter a comunhão entre os irmãos
  • *exercer a vocação da igreja

As conquistas alcançadas trazem motivação para a continuidade desse importante trabalho na sociedade. Para obter mais informações e saber como colaborar, entre em contato pelos telefones (017) 3323-4766 e (017) 3323-9093, ou pelo e-mail: familianovo@terra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário