quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Suspeitas de heresia inflamam pentecostais




Por Marcelo Lemos


Há algum tempo quero escrever sobre este assunto. Boa parte da blogsfera sabe, um acalorado debate sobre a Natureza Humana de Cristo está sendo travado, depois do amado Pastor Ciro Zibordi, editor do popular Blog do Ciro, ter feito declarações polêmicas sobre a expressão "Jesus é 100% Deus, e 100% homem". Segundo o pastor Ciro, tal expressão não tem o respaldo das Escrituras.


Estou de acordo com a grande maioria dos debatedores, os quais, afirmam que Ciro está equivocado em suas colocações e, sim, incorre em heresia cristológica; apesar de ter, em vários momentos, tentado minimizar o peso de suas afirmações (ou torná-las mais claras). Deus encarnou-se, em Cristo, tomando sobre si a nossa natureza; fez-se homem. Este é o ensino histórico da fé cristã - fugir disso é cair em heresia.

Mas, não pretendo me alongar sobre os argumentos utilizados no debate, até porque o assunto é bem simples, e pode ser compreendido por todo estudante com acesso mínimo ao saber teológico. Na verdade, meu interesse pelo debate tem haver com o valor da Teologia em si. Pois, como se sabe, durante muito tempo os pentecostais desprezaram o valor do saber teológico e, ainda hoje, muitos cessacionistas acusam os cristãos pentecostais de colocarem a Doutrina Bíblia em segundo plano.


O debate atual, que tem causado furor nas páginas virtuais assembleianas,  me parece fazer ruir estes conceitos e preconceitos. E não é de hoje, a publicação da Bíblia Dake parece ter provado a mesma coisa - os pentecostais estão mais maduros, teologicamente falando, e estão se tornando mais exigentes.


Minha oração, é que tanta exigência não fique restrita apenas as páginas da blogsfera, mas que 'contamine' também o cristão pentecostal simples, que se coloca domingo após domingo, frente a uma multidão variada de pregadores, que nem sempre, é justo dizer!, se preocupa com a exatidão doutrinária do que anunciam.


Caso o leitor não esteja por dentro do debate a que me refiro, sugiro que leia este artigo.
fonte: www.olharreformado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário