terça-feira, 23 de novembro de 2010

Marcas de uma Igreja Apostólica - Parte II: Bispo e Presbítero são a mesma coisa

Heitor Alves

Leia aqui a primeira parte da série Marcas de uma Igreja Apostólica.
Há uma classe de oficiais que é mencionada várias vezes na Bíblia. Refiro-me aos presbíteros. Este ofício aparece mais vezes em Atos e nas Epístolas. Mas uma leitura cuidadosa destas cartas nos fará perceber que não há distinção nenhuma entre o ofício de presbítero e o ofício de bispo.
Veja, por exemplo, o texto de Filipenses 1.1:
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos
Paulo fala de bispos e diáconos, mas não menciona os presbíteros. Mas em Tiago 5.14 encontramos:
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

Tiago menciona os presbíteros, mas não diz nada sobre os bispos. Se os ofícios de bispos e presbíteros são diferentes - um bispo com autoridade sobre um grupo de presbíteros, por exemplo - é estranho o fato de que nenhuma passagem bíblica fale de bispos e presbíteros ao mesmo tempo e com esferas de autoridade diferentes um do outro.
Isso já é suficiente para concluirmos que os dois termos (bispos e presbíteros) são usados intercambiavelmente, um pelo outro. Logo, não há necessidade de se usar os dois termos  ao mesmo tempo para denotar um único ofício.
Veja o texto de Tito 1.5-7:
Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância...
O termo presbítero, usado no começo, é trocado pelo termo bispo no final, enquanto Paulo continua falando sobre o mesmo oficial. Um presbítero precisa de tais e tais qualidades. Por quê? Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiros de Deus. Se os ofícios de presbíteros e bispos são diferentes, então por que Paulo lista diferentes qualidades para cada um? A lista de qualidade não deveria ser a mesma para cada ofício? Quer dizer que a lista de qualificações do presbítero não serve (ou é dispensável) para o bispo? E a lista de qualificações do bispo não serve (ou é dispensável) para o presbítero? Se dissermos que o presidente Lula deve se dedicar aos seus deveres porque o Chefe de Estado tem grandes responsabilidades, isso não significaria que o presidente Lula e Chefe de Estado se refiram a mesma função?
Agora veja o texto de Atos 20.17-28. Perceba que Paulo envia os presbíteros da igreja de Éfeso para se encontrarem em Mileto. Então Paulo fala somente aos presbíteros. Note que nesta reunião com Paulo só havia os presbíteros. Depois de expor o assunto que Paulo queria falar aos presbíteros, então Paulo disse:
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue (v. 28).
Perceba que Paulo confessa que o Espírito Santo constituiu os presbíteros como bispos para pastorearem a igreja de Deus. Note que o pronome "vos" (que significa "vocês") se refere aos presentes à reunião. E quem estavam presentes à reunião? Os presbíteros!
Bispos, como já vimos, eram presbíteros, e presbíteros, como acabamos de ver, eram bispos. O termo presbítero se refere à idade (ancião) e o termo bispo (supervisor) se refere a função dos presbíteros de supervisionar a fé e a vida dos cristãos.
Tudo isso nos faz conduzir à segunda marca, ou um segundo princípio, da Igreja Apostólica. Na Igreja Apostólica, os ofícios de bispo e presbíteros eram a mesma coisa.
Então, como a sua igreja trata os ofícios de presbíteros e bispos? Sua igreja trata esses ofícios como sendo a mesma coisa, ou há pessoas diferentes assumindo o ofício de bispo e o ofício de presbítero? Se sua igreja faz diferenciação entre esses ofícios, isso não a distancia da igreja primitiva? Não te causa incômodo saber que neste ponto a sua igreja não observa, ou não contém, a marca da Igreja Apostólica?
Todos os crentes são unânimes na obrigatoriedade do uso da Bíblia quando vão abordar alguma questão envolvendo a igreja. Pois bem, não é isso que estou fazendo?
No próximo post da série abordaremos a terceira marca da Igreja Apostólica. Até mais.


Extraído do site: http://www.eleitosdedeus.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário