quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ESTE É O MEU SERMÃO DE PROVA REALIZADO NA CONCLUSÃO DO CEIBEL (CURSO EXTENSIVO DO INSTITUTO BÍBLICO EDUARDO LANE) DE PATROCÍNIO - MG E CPO (CURSO DE PREPARAÇÃO DE OBREIROS) DE GARANHUNS - PE

1ª PARTE – ESBOÇO

TEMA: JOÃO, UM EVANGELISTA OBJETIVO.

TEXTO: JOÃO 20.30-31

INTRODUÇÃO:
1- História de um jovem pobre que fez teste para trabalhar em um escritório de uma grande empresa e conseguiu a vaga ao responder a famosa pergunta “Qual o seu objetivo dentro dessa empresa com a resposta, “Meu objetivo aqui é um dia assumir o seu lugar”.
2- Breve comentário sobre o objetivo do evangelho de João, o apóstolo baseado em livro de Donald W. Kaller.

1- NÃO SE PRENDIA A DETALHES (v. 30)
“Fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro”

2- APRESENTAVA A PESSOA DE JESUS (v. 31A)
“Estes, porém foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.”

3- VISAVA A SALVAÇÃO DO PECADOR (v. 31B)
“E para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”

2ª PARTE – SERMÃO ESCRITO

INTRODUÇÃO:
Uma grande Empresa abriu vaga para auxiliar de escritório, muitos se inscreveram para obter esse emprego. Começaram as entrevistas, alguns não souberam como se expressar, mesmo sendo competentes. Outros demonstraram querer apenas o salário, a pergunta era a mesma para todos: Qual o seu objetivo dentro desta empresa?
O último candidato foi um rapaz pobre que trabalhava com reciclagem de lixo, quando o chefe fez a famosa pergunta, o jovem respondeu sem descuido – O meu objetivo aqui é um dia assumir o seu lugar. O chefe descartou os outros e disse – A vaga é sua meu rapaz, gostei da sua postura, precisamos de pessoas assim com o objetivo bem definido e olhar para frente. Aquele mancebo tinha um objetivo bem definido e nós temos objetivos na vida cristã?
O comentário bíblico de Donald W. Kaller apresenta o objetivo (propósito) do evangelho de João Jo 20.30-31, ele tinha um objetivo bem definido ao escrevê-lo. A época em que foi escrito varia entre 70-90 A.D. dependendo da fonte histórica , o autor seria João, o apóstolo por fontes diretas do próprio livro como por exemplo era um dos três mais próximos de Jesus com Pedro e Tiago, Pedro conversa com o discípulo a quem Jesus amava que seria o autor (Jo 21.7), Tiago foi morto 15 anos depois da ressurreição, o livro foi escrito bem depois disso e resta apenas João como autor. Ainda existem as testemunhas contemporâneas de João, Policarpo e Papias que atribuem a ele este evangelho. Um evangelista precisa ter um alvo a ser alcançado, consegue isso na dependência de Deus e usando os meios necessários e possíveis.
Que nós possamos imitar o exemplo de João, sendo objetivos na transmissão do evangelho. Existem neste texto 3 características do apostolo João como evangelista objetivo

1- NÃO SE PRENDIA A DETALHES (v.30)
“Fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.”
Alguns querem explicar coisas não reveladas (Dt 29.29) “As coisas não reveladas pertencem a Deus e as reveladas a nós e a nossos filhos”, muitos estão perdendo uma grande oportunidade de levar o evangelho a outros quando se preocupam com detalhes que não lhe pertencem e não influem nem contribuem para a salvação do homem, como por exemplo: usar calça ou saia, jeans ou social, blusa de manga ou sem manga. Alguns se preocupam com o sexo dos anjos, com quem foi a esposa de Caim? Com os detalhes da cura se tornando alegorias, tudo isso porque o homem quer detalhar o que Deus não detalhou. Há um grupo musical denominado 4 por 1 que tentam detalhar o milagre da multiplicação dos pães (Jo 6.1-15) dizendo que o menino em casa sentiu o chamado de Deus para realizar um milagre. Mas o texto sagrado não diz isso, um evangelista objetivo não complica e sim simplifica a mensagem para o ouvinte.
O apóstolo Paulo (I Co 2.4) não pregou com mensagem persuasiva de sabedoria, muitos para aparecer começam a falar em muitos detalhes, esquecendo o cerne do assunto. Um pregador moderno disse que Deus revelou a ele o que Paulo não falou a sua geração (II Co 12.14). Começa a falar ensinos estranhos sem base na Bíblia e diz que são as palavras inefáveis que Paulo omitiu aos seus. Uma boa mensagem não é aquela recheada de detalhes, é a que o ouvinte compreende a teoria e aprende pôr em prática. Um bom evangelista não pormenoriza o texto tira o assunto principal e transmite ao ouvinte. Já vimos sacerdotes romanos usarem este texto para dizer que Maria foi assunta ao céu, pois nem tudo ocorrido foi escrito. O texto fala sobre os sinais que Jesus fez (v.30) “Fez Jesus muitos outros sinais que não estão escritos neste livro, não fala nada sobre Maria. João era um evangelista objetivo, em todo o seu evangelho apresenta de forma resumida o plano de salvação para tos os homens. Os pregadores de hoje na maioria em nada se parecem com João, as mensagens possuem muito conteúdo, porém pouco objetivo. Não se sabe se estão pregando para crentes ou não crentes.
Os evangelistas chamam a atenção para o seu conhecimento teológico e o ouvinte entra com um problema e sai com dois. Explico: O problema quando entra é não conhecer a palavra, quando sai já ouviu e além de não entender não quer ir mais a igreja, por ser simples e não compreender o palavreado do pregador. Isso é causado pelos detalhes exagerados dados a mensagem pelo pregador.
O evangelista João, o apóstolo, bem como Jesus e os outros apóstolos pregavam uma mensagem simples baseada nas Escrituras Veterotestamentárias, contextualizando com as situações do dia-a-dia sem detalhes vários.
A Bíblia fala o que o homem precisa saber para a salvação, acho bobagem alguém querer usar os textos sagrados para entrar na política, defender usos e costumes, provar a ciência, a palavra de Deus não precisa provar nada. Ela já é a verdade.
Lembre-se um bom evangelista não se prende a detalhes
Não são os detalhes que determinam o sucesso da mensagem, mas o objetivo do evangelista na dependência de Deus.

2- APRESENTAVA A PESSOA DE JESUS (v. 31A)
“Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.”
Um evangelista objetivo apresenta Jesus às pessoas, o conteúdo do evangelho é Jesus Cristo, não podemos tirar Cristo do centro da mensagem. O Grupo Logus tem uma música denominada “O evangelho” que apresenta crítica ao evangelho falsificado pregado por muitas igrejas onde o homem é o centro, determina a Deus o que fazer e até coroa o Rei Jesus, mas o verdadeiro evangelista apresenta Jesus como o centro de tudo, sem Ele nada podemos fazer (Jo 15.5), por meio dEle oferecemos sacrifícios de louvor a Deus (Hb 13.15), sem o Filho de Deus não há salvação (At 4.12). Um evangelista objetivo apresenta Jesus e não uma igreja ou movimento. Certo “pregador” disse que o crente que não é pentecostal não é digno de pregar o evangelho, mas não é isso que a Bíblia diz (Rm 10.17) “A fé vem pela pregação, e a pregação pela Palavra de Cristo”, não é igreja, nem movimento emocionalista e farisaico que traz salvação ao homem. É Jesus!!! Aleluia!!! Glórias a Deus!!!
Na realidade nós vemos que Jesus está fora de muitas pregações, onde os testemunhos ilusórios e por vezes enganosos tomam a maior parte da mensagem. No Brasil a maioria das igrejas se empenham em realizar grandes eventos, no entanto os personagens principais são cantores, pregadores e Jesus só é lembrado de relance. Hoje em várias igrejas não se faz mais culto de louvor a Deus, agora é o Show da Fé, onde o mais importante é receber bênçãos e não a pessoa de Jesus como Senhor e Salvador. O evangelista objetivo apresenta a pessoa de Jesus com convicção do que está dizendo. Eu tenho convicção da minha salvação, logo eu falo a outras pessoas apresentando com alegria a pessoa que me deu essa certeza, Jesus.
Donald W. Kaller diz que os termos “Cristo” e “Filho de Deus” (v.31) significam que Jesus deve ser pregado a todos os homens: judeus e gentios. Muitos escolhem as pessoas para as quais devem pregar. Várias igrejas e pessoas só pregam para pessoas importantes, comerciantes, empresários, mas o evangelho deve ser pregado a todos os homens desde o pobre até o rico. O evangelista objetivo apresenta Jesus a todos os homens
Nós temos realmente pregado a pessoa de Jesus? Temos sido evangelistas objetivos?
Quando a mensagem passa a ser massagem para o ego das pessoas, a pessoa de Jesus deixa de ser o centro, a igreja não cresce, mas incha e como na Idade Média ao invés de ovelhas, entram lobos disfarçados e o pecado deixa de ser tão sério o quanto parece. Cuidado!!! Com Deus não se brinca e os mensageiros dessa Palavra darão contas a Deus da mensagem que pregaram ou não.
Não negligencie essa mensagem, pois Deus está olhando para você. Pregar a pessoa de Jesus além de responsabilidade é um grande privilégio que Deus deu aos homens.
O evangelista objetivo apresenta a pessoa de Jesus como uma grande responsabilidade, mas privilégio ainda maior.

3- VISAVA A SALVAÇÃO DO PECADOR (V.31B)
“E para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”
O evangelista objetivo visa a salvação da pessoa que lhe escuta, todavia, muitos pregadores tentam na sua prédica condenar , determinando que o indivíduo está no inferno de cabeça para baixo. Eu já fui assim, mas Deus tem colocado no meu coração amor pelas almas perdidas. O próprio Jesus diz que veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). O evangelista objetivo busca pregar para que o ouvinte entenda e seja salvo.
Alguns pregadores usam uma oportunidade de evangelizar para expor a vida dos crentes, apresentando seus defeitos em praça pública, assim afastando pessoas de Jesus. O evangelista objetivo não prega sermão de carapuça para envergonhar as pessoas, e sim para levar vida às pessoas ali presentes. O próprio Senhor Jesus não veio condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (Jo 3.17). A pregação do evangelista objetivo transmite a mensagem deixando o convite de vida eterna ao pecador.
O evangelista é emissor do evangelho, notícia alegre, a mesma trazida pelos anjos aos pastores que na cidade de Davi havia nascido o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11). O evangelista objetivo visa a salvação do pecador.!!!
Numa feita Jesus caminhando entre os samaritanos que não os receberam e os apóstolos Tiago e João, autor desse evangelho de onde tiramos o texto desta pregação disseram – Queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los? E Jesus os repreendeu dizendo – Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salva-las (Lc 9.51-56).
Alguns pregam um Deus raivoso que não vê a hora de pegar o homem e dizer – Há! Há! Peguei mais um para a minha coleção de queimados no inferno. Não! Deus não é assim!!! Ele é amantíssimo, não quer condenar as pessoas mais salvá-las (1 Tm 2.4) “O desejo do Senhor é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Engraçado! Deus quer salvar e os evangelistas muitas vezes querem condenar.
Lembre-se o evangelista objetivo visa a salvação das pessoas que ouvem sua mensagem.

CONCLUSÃO:
Nós vimos que João foi um evangelista objetivo, pois não se prendia a detalhes, apresentava a pessoa de Jesus e visava a salvação do homem. A pergunta que quero deixar é a seguinte: Temos sido objetivos na transmissão do evangelho como João foi?
Se a resposta é negativa, então arrependamo-nos e façamos o papel para o qual Deus nos chamou: Transmitir o evangelho de modo objetivo.

APLICAÇÃO:
Convido todos neste instante para uma oração. Se temos negligenciado a pregação do evangelho por falta de objetividade agora é a hora de pedirmos perdão e recomeçar, ou quem sabe começar tudo de novo. Oremos

Oração: Pb Veronilton Paz da Silva
"Senhor Deus e Pai queremos te pedir que renove o nosso vigor de pregar a tua palavra de maneira objetiva; porque muitos de nós nos perdemos nos detalhes, esquecendo o principal que é a pessoa de Jesus e salvação de vidas. Pai perdoa-nos e nos torna evangelistas objetivos e verdadeiros ganhadores de almas para o teu reino, nos ensina a fazer discípulos de Jesus, que guardem tudo o que Ele ensinou; neste momento reconhecemos que mesmo usando todos os meios necessários e possíveis, só obteremos sucesso pelo teu agir soberano. Então Senhor! Usa-nos como evangelistas objetivos. Tudo isso te pedimos confiados nos méritos de Cristo Jesus, nosso Senhor.” Amém!!!

AUXÍLIOS SUBSDIÁRIOS:
Bíblia de Estudo Genebra (Almeida RA)
Livros: O Evangelho de João (Donald W. Kaller); Renovação Pentecostal (Donald W. Kaller); O homem e a Salvação (J. Martins); Revista Os Puritanos (Rev. Filipe Sabino); Homilética I, II (Donald W. Kaller); Pregação ao Alcance de Todos (Hans Hulric).

Autor: Pb. Missº Veronilton Paz da Silva.

Pregada em Abril de 2008.

Local: Templo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro
 
Este é o modelo de sermão CEIBEL, gostaria que os amigos leitores dessem uma nota ao meu sermão. Um abraço!
Se você deseja fazer o curso CEIBEL entre no site http://www.ibel.org.br/

Um comentário: