segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ICAR Ordena Padres Casados

A Santa Sé criou neste sábado uma ordenação no território da Inglaterra e Gales para pastores e fiéis anglicanos que expressaram o desejo de entrar em "plena e visível" comunhão com a Igreja Católica e ordenou padres três ex-bispos anglicanos, segundo informou o Vaticano em comunicado.
A nova estrutura, chamada Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, terá como responsável o reverendo Keith Newton, casado e pai de três filhos e que, junto com sua mulher, foi amparado em comunhão pelo catolicismo na Catedral de Westminster em 1º de janeiro.
"Um Ordinariato Pessoal é uma estrutura canônica que permite uma reunião de forma corporativa, que possibilita a anglicanos entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, conservando os elementos de seu característico patrimônio anglicano", explica o comunicado da Santa Sé.
Além disso, neste sábado, na Catedral católica de Westminster, em Londres, o arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, ordenou padres três ex-bispos anglicanos: Andrew Burnham, John Broadhurst e o próprio Newton, bispo anglicano desde março de 2002.
"Por razões doutrinais, a Igreja não admite em nenhum caso a ordenação episcopal de homens casados. No entanto, a Constituição Apostólica prevê, sob certas condições, a ordenação de ministros anglicanos já casados como sacerdotes católicos", explica o comunicado.
Estes três padres se encarregarão da preparação dos primeiros grupos de anglicanos da Inglaterra e Gales que na Páscoa serão amparados pela Igreja Católica, assim como do acompanhamento dos ministros religiosos que estão se preparando para serem ordenados no sacerdócio católico na ocasião de Pentecostes.
A criação deste Ordinariato Pessoal foi formalizada neste sábado pela Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé com base na Constituição Apostólica "Anglicanorum coetibus", de novembro de 2009, e após uma consulta com a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales.
Esta Constituição foi aprovada pela Santa Sé para acolher os fiéis tradicionalistas anglicanos contrários às medidas progressistas da Comunhão Anglicana, como a ordenação de mulheres e de homossexuais como bispos.
Entre 30 e 50 bispos e uma centena de paróquias mostraram seu desejo de entrar na Igreja Católica Apostólica Romana, que abandonaram em 1534 quando o Rei da Inglaterra Henrique VIII (1491-1547) não conseguiu junto ao papa Clemente VII (1478-1534) a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão e criou a Igreja da Inglaterra, da qual se proclamou Chefe.

Notícias Cristãs com informações da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário